Tutorial para Iniciantes.

Siglas, abreviações, todos os nomes que você precisa saber para não se perder no seu primeiro dia de aula

Sabemos que é a atividade que mais cresce no mundo, ganhando milhares de adeptos a cada dia. O esporte trás novas modalidades, movimentos, exercícios que a grande maioria das pessoas nunca ouviram falar ou praticaram. E juntamente com essas novidades, seus nomes também são desconhecidos para os aspirantes a atleta. Levando em consideração todos esses aspectos, vamos procurar explicar todos os significados dos principais movimentos exercidos no dia a dia do nosso BOX. É também uma forma pensada por nós, para que a inclusão no esporte aconteça de forma natural, e que evolua à medida em que o aluno se assemelha aos movimentos.

O desafio já começa ao assimilar os nomes dos movimentos, tipos de treinos e termos que são usados. Para que você não fique se achando um extraterrestre, segue a explicação dos nomes mais comuns utilizados:

 

  • BOX – Termo utilizado para a academia de CROSS FIT, local onde se pratica a modalidade.
  • COACH – Professor
  • PR – Personal record ou Recorde pessoal.
  • SCALE – Categoria Iniciante.
  • RX – Categoria avançada.

Uma vez dentro do BOX, é muito importante que você entenda como funciona a estrutura da aula, como será a sua metodologia de aprendizado.

  • STRETCHING – Alongamento
  • WARM-UP – Aquecimento
  • SKILLS – Técnica
  • STRENGTH – Força
  • WOD – Workout of the day – Desafio do dia.
  • ROUNDS  “rondas” que é o mesmo que series;
  • AMRAP – As many rounds/reps as possible: séries/Repetições Possíveis num determinado período de tempo;
  • EMOM – Every Minute On the Minute: executar uma sequência de exercícios dentro do minuto e descansar no restante do tempo.
  • FOR TIME – Terminar o treino proposto até o tempo estabelecido.

E se você pensa que parou por aqui, segue mais alguns dos nomes que precisa saber em relação aos exercícios que serão praticados no seu cotidiano:

  • AIR SQUAT/SQUAT – Agachamento livre sem carga.
  • BACK SQUAT – Agachamento livre com a barra nas costas.
  • BURPEE – salto com flexão no chão.
  • FRONT SQUAT –  Agachamento frontal;
  • CHEST TO BAR (CTB/C2B) – Elevações na barra em que o peito toca obrigatoriamente na barra;
  • CLEAN – Movimento do levantamento olímpico que consiste em levantar o peso desde o chão (ou coxas) até aos ombros. É o primeiro tempo do arremesso;
  • CLEAN & JERK –  Arremesso, movimento do levantamento de peso olímpico feito em duas etapas para tirar uma carga do chão e levá-la para cima da cabeça;
  • DB –  dumbbell ou halter;
  • DEADLIFT – Peso morto/levantamento terra, movimento do levantamento de peso básico em que o objectivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar erecto;
  • DOUBLE UNDER – Salto duplo de corda, ou seja, dar 2 voltas com a corda pelo corpo apenas num salto;
  • HANDSTAND PUSH-UP –  Flexão invertida (pode ser feita encostado em uma parede ou sem apoio);
  • HANDSTAND WALK – Caminhada com as mãos em flexão invertida;
  • HANG SNATCH/CLEAN – Suspensão, é para o movimento ser iniciado com a barra fora do chão, normalmente à altura dos joelhos;
  • HANG SNATCH –  Arranque da cintura para cima da cabeça;
  • JERK – É o segundo tempo do arremesso;
  • OVERHEAD SQUAT (OHS) – Agachamento feito com a barra acima da cabeça, antes de começar o exercício há uma elevação da barra acima da cabeça e em seguida é realizado o agachamento sempre com os braços estendidos com a barra acima da cabeça;
  • PISTOL – Agachamento utilizando apenas uma perna de cada vez;
  • PULL UP – Barra
  • PUSH UP – Flexão de braço
  • RING DIP – Paralela na argola.
  • RING PUSH UP – Flexão na argola.
  • ROPE CLIMB – Escalada na corda.
  • SINGLE UNDER – Salto simples na corda.
  • SNATCH – É o arranco, movimento do levantamento de peso olímpico que consiste em levar o peso desde o chão (ou coxas) até a posição sobre a cabeça;
  • SQUAT – Agachamento.
  • STRICT PULL UP – Elevações normais na barra em que o queixo tem que passar a barra para contar como repetição, o uso de kipping não é permitido, são as elevações usadas na instrução\recrutamento militar;
  • PUSH PRESS – Elevação da barra saindo dos ombros e finalizando acima da cabeça.
  • THRUSTER – Agachamento frontal com a barra, ao subir, realizar um push press.
  • WALL BALL – Realizar um agachamento com a bola, ao subir é necessário jogar a bola na altura indicada.
  • TOES TO BAR – Pendurado na barra, elevar os dois pés e tocar a mesma.

Esse é apenas um dos diversos desafios que o ESPORTE proporciona, acredito que após uma breve passada em nosso conteúdo, você já se sinta mais confiante para entrar de cabeça em nosso universo, o difícil, vai ser sair!!!

Vem pra STARK !!!

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